quinta-feira, 3 de março de 2011

Em Cena


No Programa Em Cena de amanhã, eu vou falar sobre o jeans, que é um item bastante conhecido do vestuário no mundo todo e parte integrante da cultura popular norte americana.
O jeans foi criado por Levi Strauss, que naseu no dia 26 de fevereiro de 1823 na Bavária. Levi Strauss iniciou sua vida sendo vendedor ambulante, vendia tesouras, tecidos, botões, etc.
Na época da corrida do ouro e conquista do oeste americano, muitos imigrantes foram atraídos para a Califórnia em busca de fazer fortuna com as minas de ouro. Por lá, Levi oferecia seus tecidos de sarja para fazer tendas.
Em 1850, em uma de suas viagens a São Francisco, um mineiro disse para Levi que não precisava mais de tendas e sim de calças resistentes. Levi então tirou as medidas do mineiro e pediu que um alfaiate costurasse as calças com seu tecido de sarja para tendas.
Ao receber a calça, o mineiro ficou extasiado e a notícia se espalhou nas minas, fazendo com que todos quisessem uma calça jeans com bolsos para guardar as pepitas e ferramentas.
Em 1853, Levi se mudou para São Francisco e abriu sua primeira loja. Já em 1860 ele começou a importar o denim e abriu filiais de sua loja, além de patentear sua criação.
Gravei essa matéria numa loja super bacana que tem aqui em Teresina: a D&D. Lá tem marcas super conceituadas e conhecidas no mundo todo como Calvin Klein Jeans, Empório Armani, Reinaldo Lourenço, Carlos Tufvesson, Diesel e Seven.
A Seven, pra quem não sabe, é campeã mundial de vendas em calças femininas e tem clientes como Kate Moss, Natalie Portman e Siena Miller. Já a Diesel é a campeã para o público masculino.
Fiz essa matéria atendendo a curiosidade de muitas pessoas, já que o jeans é uma peça tão comum no mundo todo e muitas pessoas não sabem de sua origem. Além disso, montei composições mostrando que o jeans pode ser usado tanto num look mais formal ou mais casual, mostrando sua versatilidade.
Pra ilustrar o post, nada melhor que uma imagem das supertops Adriana Lima e Isabeli Fontana num backstage da Zoomp, que tem como ponto forte seu jeans de alta qualidade.

p.s: Esse texto contando a história do jeans está adaptado de um que encontrei na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário