quinta-feira, 3 de março de 2011

Em Cena


No Programa Em Cena de amanhã, eu vou falar sobre o jeans, que é um item bastante conhecido do vestuário no mundo todo e parte integrante da cultura popular norte americana.
O jeans foi criado por Levi Strauss, que naseu no dia 26 de fevereiro de 1823 na Bavária. Levi Strauss iniciou sua vida sendo vendedor ambulante, vendia tesouras, tecidos, botões, etc.
Na época da corrida do ouro e conquista do oeste americano, muitos imigrantes foram atraídos para a Califórnia em busca de fazer fortuna com as minas de ouro. Por lá, Levi oferecia seus tecidos de sarja para fazer tendas.
Em 1850, em uma de suas viagens a São Francisco, um mineiro disse para Levi que não precisava mais de tendas e sim de calças resistentes. Levi então tirou as medidas do mineiro e pediu que um alfaiate costurasse as calças com seu tecido de sarja para tendas.
Ao receber a calça, o mineiro ficou extasiado e a notícia se espalhou nas minas, fazendo com que todos quisessem uma calça jeans com bolsos para guardar as pepitas e ferramentas.
Em 1853, Levi se mudou para São Francisco e abriu sua primeira loja. Já em 1860 ele começou a importar o denim e abriu filiais de sua loja, além de patentear sua criação.
Gravei essa matéria numa loja super bacana que tem aqui em Teresina: a D&D. Lá tem marcas super conceituadas e conhecidas no mundo todo como Calvin Klein Jeans, Empório Armani, Reinaldo Lourenço, Carlos Tufvesson, Diesel e Seven.
A Seven, pra quem não sabe, é campeã mundial de vendas em calças femininas e tem clientes como Kate Moss, Natalie Portman e Siena Miller. Já a Diesel é a campeã para o público masculino.
Fiz essa matéria atendendo a curiosidade de muitas pessoas, já que o jeans é uma peça tão comum no mundo todo e muitas pessoas não sabem de sua origem. Além disso, montei composições mostrando que o jeans pode ser usado tanto num look mais formal ou mais casual, mostrando sua versatilidade.
Pra ilustrar o post, nada melhor que uma imagem das supertops Adriana Lima e Isabeli Fontana num backstage da Zoomp, que tem como ponto forte seu jeans de alta qualidade.

p.s: Esse texto contando a história do jeans está adaptado de um que encontrei na internet.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Amarrando o cinto





Vocês podem não lembrar, mas no ano passado quando eu postei sobre o desfile do Michael Kors em setembro na NY Fashion Week e chamei a atenção para os cintos transpassados usados em diversos looks e antecipei essa tendência no seguinte parágrafo:

"Peças de couro como bolsas transpassadas e cintos foram bem frequentes e notei a presença de cintos de couro em praticamente todos os looks. A androginia também marcou presença e os cabelos das modelos estavem presos, meio bagunçados, meio assanhados, criando um despojamento que também pode ser notado através da amarração dos cintos."

Então, como eu imaginava esse despojamento nos cintos de couro ia virar uma febre e lolitas do mundo todo iam se render ao estilo básico mas estiloso de Michael Kors. Agora, basta eu abrir uma revista e ver pelo menos uma mulher usando o cinto assim: estava lendo a Caras ontem e me deparei com a Alessandra Ambrósio num passeio super casual com o marido e a filha de shortinho, blusa listrada e o cinto com o nózinho.
Outras que vi aderindo a tendência do momento foram Juliana Paes e Fernanda Paes Leme. Juliana estava saindo do supermercado toda estilosa e Fernanda Paes Leme de vestidinho com estampa liberty mais o cinto.

And the Oscar goes to...






Nem preciso dizer aqui o quanto fiquei feliz por Natalie Portman ter levado o Oscar de melhor atriz no domingo, já que eu tinha gravado na quarta uma matéria falando sobre o balé na moda e falando sobre o filme. Ainda nem vi o filme, mas estou ansiosa pra que chegue no cinema aqui em Teresina pra eu correr pra ir ver (sim, eu não alimento a pirataria e prefiro esperar o filme chegar nos cinemas) e só pelo que na mídia e as fotos que saíram na internet deu pra ver que Natalie se superou e deu tudo de si ao interpretar Nina, o que foi apenas confirmado com o Oscar.
Mas agora vamos deixar o cinema de lado e pular para a parte do look das celelbridades na cerimônia do Oscar no domingo.
Vou começar falando de Penelope Cruz, que podia não ser a mais bonita ou mesmo a que chamou mais atenção, mas levando em conta que essa foi a sua primeira aparição após o nascimento de seu filho com Javier Bardem e ela estava lindíssima e sorridente, além de ser uma das mulheres mais lindas que eu acho nesse mundo já bastou para que ela estreasse o post aqui no blog. A atriz chamou atenção ao aparecer com um vestido vermelho longo, justo ao corpo e decotado.
Sandra Bullock também investiu num longo vermelho e apareceu deslumbrante, com os cabelos presos e deixando a atenção toda voltada ao vestido, não investindo em acessórios chamativos.
Natalie Portman não ficou por baixo e também apareceu decotada em um longo roxo com fenda que disfarçava sua gravidez. Nos cabelos, ela investiu na ondas. Linda sem fazer muito esforço, né?
Anne Hathaway mais uma vez fez a fina e foi outra a optar pelo vermelho. Seu vestido era longo, tomara que caia e o detalhe ficava pelas flores e volume na parte de baixo. Anne abusou do vermelho e investiu no bocão ruby woo by mac. Os cabelos estavm presos num penteado fofo e ainda usou um colar de brilhantes de deixar qualquer mulher apaixonada e babando.
Mila Kunis também estava linda no seu longo lilás com decote e cabelos presos.
E aí, quem levou a melhor?

p.s: deu pra perceber que o vermelhor tá com tudo né? #invista

Balé na Moda


O balé já vem há algum tempo ganhando cada vez mais destaque na mídia e influenciando a moda. Um dos maiores estilistas do mundo senão o maior, Karl Lagerfeld é aficionado por balé e assumiu essa paixão ao criar um tutu para uma bailarina chamada Elena usar num espetáculo que seria encenado em Londre em 2009. O tutu tinha 2500 penas e na época da prova de roupa em sua maison, Karl Lagerfeld filmou e colocou o vídeo ao vivo no site da Chanel. No mesmo ano, Marc Jacobs levou bailarinas para o seu desfile.
Agora, o balé volta a aparecer na mídia com o filme "Black Swan", que rendeu o Oscar de melhor atriz para Natalie Portman, protagonista do filme, que interpreta a bailarina Nina. O figurin do filme é assinado pelas irmãs Rodarte.
Além disso, o último desfile de alta costura da Chanel, Karl Lagerfeld apostou no rosa bebê, nas saias volumosas, nas leggins de paetê e nas sapatilhas, reafirmando a tendência balé para o verão 2011. New Order e Maria Bonita Extra tiveram referências claras ao tema e Fause Haten colocou um casal de bailarinos para fechar seu desfile, além de quase todas as marcas terem apostado em transparências (algo forte no figurino e nos tecidos das roupas de balé). Além disso, Alexandre Herchcovitch que fará o próximo figurino do Balé da cidade de São Paulo.
Falei sobre esse assunto no Programa Em Cena da Cinthia Lages na TV Meio Norte que foi ao ar na última sexta e reprisado no sábado e hoje.


p.s: Tirei um trecho outro de sites de moda da internet como o IG Moda.